Caras professoras e caros professores,

Com satisfação quero partilhar essa boa notícia de que já temos na Arquivoteca, localizada no site da SEE, Orientações para o trabalho com EJA.  Acessem e utilizem esse material que está disponível on-line e em breve a publicação. Utilizem  desse material. E estou a disposição.

FILOSOFIA

ciências humanas e suas tecnologias

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Orientações para o professor – Ensino Médio

A organização da EJA ora proposta, atrelada ao Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o ensino regular, apresenta ampla fundamentação teórica, indicada nos volumes introdutórios dos documentos das áreas e de suas disciplinas e nos Cadernos do Professor. O Currículo Oficial do Estado de São Paulo organizará o ensino e a aprendizagem dos alunos  nessa modalidade em todos os termos que estruturam a oferta de cursos presenciais e nos Centros  Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) da Secretaria. As aulas de EJA se diferenciarão pelo uso de materiais disponibilizados aos professores e alunos. Esses materiais objetivam ampliar as oportunidades de aprendizagem dos alunos e assegurar  ao docente o acesso a recursos tecnológicos inovadores, seu aprimoramento e sua atualização profissional. Este material de orientação para professores, denominado “Educação de Jovens e Adultos – Orientações para o Professor – Filosofia”, será distribuído a todos os que trabalham com EJA/Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e permitirá também que os alunos  se beneficiem de registros individuais organizados nos Cadernos dos Alunos, aos quais terão acesso. ….

 Critérios de organização das Orientações para o Professor de EJA

Ao preparar suas aulas para a EJA, tenha em mãos, além deste material, os Cadernos do Professor e os Cadernos do Aluno. Nestas Orientações, você encontrará, primeiramente, a síntese do enfoque temático de cada termo. Para cada um deles, são sugeridas Situações de Aprendizagem dos Cadernos do Aluno (volumes 1, 2, 3 e 4), que podem apoiar o desenvolvimento de suas aulas. As atividades sugeridas são acompanhadas de orientações que ora remetem aos procedimentos explicitados no Caderno do Professor, ora propõem procedimentos alternativos para sua implementação, levando em conta as especificidades da EJA.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.Orientações para o professor – Ensino Médio.Versão Preliminar. Secretaria de Estado da Educação.

Ricardo.