FILOSOFIA – ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO – EJA

Nas orientações da CENP para EJA em especial para Filosofia na EJA foram considerados os materiais específicos elaborados pra o Currículo do Estado de São Paulo verificam-se as seguintes recomendações:

Na seleção das Situações de Aprendizagem indicadas para os três termos, foram observadas as seguintes orientações:

A) Foram privilegiadas as atividades que permitissem ampliar a construção de conceitos e de atitudes sobre os temas trabalhados, em especial as atividades de leitura e compreensão de textos; além dessas, as que privilegiam as discussões coletivas sobre esses mesmos temas;

B) Pela questão de tempo as Situações de Aprendizagem devem se adequar a esse modo de ensino considerando as suas peculiaridades. Para EJA e recursos os materiais nem sempre disponíveis para esse nível de ensino exigem do professor habilidades e conhecimento do material para o bom uso e as adequações devidas. Em relação às atividades de pesquisa (individual ou coletiva) ou de lições de casa; quando elas permanecem, há sugestões para que possam ser adaptadas e realizadas como exercícios em sala de aula.

Termo 01

Para os estudos de Filosofia neste 1º termo do Ensino Médio, destacam-se os seguintes conteúdos:
1. As características do pensamento reflexivo e as diferentes áreas da Filosofia;
2. As atitudes em relação a crenças e culturas diferentes das nossas e os limites da tolerância em uma perspectiva multicultural;
3. A organização do Estado em diferentes teorias, incluindo a crítica marxista ao Estado estabelecido pelo capitalismo e
4. Os problemas do Estado brasileiro contemporâneo, com destaque para pobreza, direitos humanos, justiça social e participação política.

Termo 02
1. Para os estudos de Filosofia neste 2º termo do Ensino Médio, destacam-se os seguintes conteúdos:
2. Ética e moral e autonomia;
3. Formação do indivíduo, controle social, massificação de condutas e alienação moral, para análise de questões relativas à subjetividade construída no mundo;
4. Questões associadas à ética: humilhação de negros e mulheres e o papel da educação na construção de uma sociedade democrática;
5. Temas da sociedade contemporânea que estão associados ao desenvolvimento tecnológico, tendo em vista a importância de construção de perspectiva crítica a respeito desse mesmo desenvolvimento.

Termo 03
Para os estudos de Filosofia neste 3º termo, destacam-se como temas a serem analisados:
1. A importância da Filosofia propriamente d • ita para todos os cidadãos;
2. As características do ser humano como animal de linguagem, condição para o filosofar;
3. A política como atividade humana por excelência, associada à necessidade humana de vida em sociedade e de criação de cultura, destacando a questão da desigualdade social como um dos maiores desafios da vida social humana;
4. A liberdade, refletindo sobre três concepções de liberdade: libertarismo, determinismo e concepção dialética de liberdade;
5. A felicidade, com análise de condições pessoais, sociais e políticas para a construção de uma abordagem sobre a felicidade. Ser feliz com o outro, ser feliz na cidade, no interior da vida social, imerso na cultura que herdamos ao nascer é uma das questões que marcam a Filosofia desde sempre.

Dois objetivos colocam-se como centrais:

1. Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade de cada cidadão para com a própria felicidade e para com a felicidade do outro.
2. Pensar limites entre lidar bem com frustrações e não se deixar conduzir por conformismo.
Fonte: Orientações CENP 2010.

Para mais informações estou à disposição no e-mail ou por aqui mesmo.
Abraços e bom trabalho.

Ricardo.