Nobres professores!

Acredito que estes dias de Planejamento apresente bons frutos para o ano de 2012, contando com o profissionalismo de todos e a dedicação dos mesmos em relação ao Ensino de Filosofia na nossa Rede, espero que continuemos a reflexão e que as ações voltadas para uma boa qualidade de ensino aos adolescentes paulista de fato aconteça em sala de aula.

Quero partilhar estas orientações, que acredito que os nobres colegas, já tenham ultilizado durante a semana passada e espero contribuir para a execução da nossa atividade de formação que estamos desenvolvendo.

Um grande Abraço e meu sincero respeito pelo trabalho de vocês.

Bom Estudo!

Ricardo.

 

 

Sobre a proposta do ensino médio

       Conforme mencionado, é uma proposta curricular a ser tratada na sala de aula, pois endossamos a autonomia do docente e sua vivência curricular, haja vista que cada instituição de ensino apresenta sua própria dinâmica e realidade. Atenta-se que não se trata de substituir a proposta curricular nas instituições de ensino, mas sim, facilitar a sua operacionalização no cotidiano escolar.

       A disciplina filosofia é ministrada somente no ensino médio, aquela não só fomenta debates, reflexão e críticas, analisa e interpreta os textos clássicos da filosofia, como também, amplia a expressão da diversidade das potencialidades humanas e participa decisivamente da construção coletiva da educação.

      Assim, a proposta curricular que segue, é a de realizar a ligação entre as questões de nossa vida e os textos clássicos de filosofia, que abordam essas questões. Observa-se que, cabe ao professor se aproximar da linguagem, dos elementos factuais e culturais do aluno para promover e suscitar problemas e temas. Tal tarefa não é fácil, dado que a linguagem filosófica apresenta conceitos e valores.

Com a finalidade de conduzir os alunos a interrogar, questionar, refletir, interpretar e escrever texto, a proposta curricular apresenta os seguintes pilares:

 

                1ª série do Ensino Médio

                 

                1º Bimestre: Porque filosofia? E Áreas da filosofia (Lógica, Ética, Estética, Filosofia política, Metafísica e Teoria do conhecimento).

          2º Bimestre: A filosofia e outras formas de conhecimento; Mito, Cultura, Arte e ciência.

                3º Bimestre: Introdução à Filosofia política; Teoria do Estado; Socialismo, Anarquismo e Liberalismo.

                4º Bimestre: Filosofia Política (Democracia e cidadania, desigualdade social e ideológica, democracia e justiça social, direitos humanos, participação política, etc.)

                 2ª série do Ensino Médio

                 

                1º Bimestre: Introdução à ética (o eu racional, autonomia e liberdade).

                2º Bimestre: Introdução a Teoria do Indivíduo (John Locke, J. Bentham, Stuart Mill), Tornar-se indivíduo (Paul Ricouer, Michel Foucault), Condutas de massa (alienação moral).

                3º Bimestre: Filosofia Política e Ética (humilhação, velhice, racismo, gênero humano).

                4º Bimestre: Desafios éticos contemporâneos (a ciência e a condição Humana).

                3ª série do Ensino Médio

                 

                1º Bimestre: O que é filosofia (superação de preconceitos em elação a filosofia, e atuação do homem como ser de natureza e de linguagem)

                2º Bimestre: Característica dos discursos filosóficos (comparação com o discurso religioso). O homem como ser político.

                3º Bimestre: Característica do discurso filosófico (comparação com o discurso científico). Três concepções de liberdade (liberdade, determinismo e dialética).

              4º Bimestre: Característica do discurso filosófico (comparação com o discurso da literatura). Tema: felicidade e as suas dimensões pessoais e sociais.


 

Fonte: PLANEJAMENTO ESCOLAR 2012

COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 

Anúncios