Amigos Professores!

Incentive e oriente os alunos.

Encontram-se abertas as inscrições para participação no Programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Para participar observem as informações abaixo.

O Programa

O Parlamento Jovem Brasileiro – PJB propõe a vivência do processo democrático, mediante participação de estudantes em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Criado pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, foi regulamentado pelo Ato da Mesa n.º 49/04.

Objetivo Geral

Possibilitar a estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo.

Da Inscrição

Critérios de Participação

São critérios para participação no PJB:

§   Estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares;

§   Ter entre 16 anos ( completos até a data inicial de realização do programa, 24/09) e 22 anos ( até a data final de realização do programa, 28/09) ;

§   Não ter participado de nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

Procedimento de Inscrição

O estudante interessado em participar do PJB deve elaborar um projeto de lei.

Este projeto de lei pode versar sobre qualquer tema. No entanto, sugere-se que esteja no domínio temático das comissões do PJB.

Na página do Parlamento Jovem Brasileiro está disponibilizado um curso à distância gratuito denominado “Como elaborar um Projeto de Lei?” Esse curso foi desenvolvido especialmente para os interessados em participar do PJB. Nesta mesma página, há também outras indicações de materiais que podem auxiliar na elaboração do projeto.

Após a elaboração do projeto de lei, o estudante deve proceder da seguinte maneira:

§   Retirar a Ficha de Inscrição ( word) ( pdf) na sua escola ou acessá-la pela página do PJB no portal da Câmara dos Deputados.

§   Preencher a Ficha de Inscrição, anexando:

a)       O projeto de sua autoria;

b)       Cópia do documento de identidade;

c)        Declaração de matrícula .

§   Entregar a Inscrição, o projeto e a documentação na sua escola para que sejam encaminhados ao Coordenador do PJB na Secretaria de Educação em seu estado.

As inscrições de alunos que não preencham os critérios de participação e/ou que estiverem com a documentação incompleta são eliminadas do processo seletivo.

 

Conteúdo de preparação para participação no PJB 2012

Encontre aqui cursos online e conteúdo para uma boa preparação para o PJB 2012.  Assim, será mais fácil a elaboração de seu projeto de lei.

O portal da Câmara dos Deputados possui uma série de materiais que podem auxiliá-lo(a) na preparação para participar do PJB 2012. Selecionamos alguns deles, mas, ao navegar pelo portal, com certeza, você encontrará muito mais.

http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2012

– Sobre o Parlamento Jovem Brasileiro, a Câmara dos Deputados e o Processo Legislativo:

1. Curso online “Como se faz um projeto de lei?”  – aborda o PJB, como surgem as leis e como tramitam na Câmara dos Deputados. Também ensina como elaborar um projeto de lei para o PJB. http://www.camara.gov.br/internet/diretoria/cefor/tutoriais/cursoprojetodelei/projeto_de_lei/Modulo1/loader.html

2.  Cartilha “A Escola na Câmara” – com uma linguagem descontraída, trata de noções básicas sobre a Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo.

HTTP://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/edulegislativa/educacao-legislativa-1/escola-na-camara/cartilha-escola na camara.pdf

3. Curso online “O Papel do Legislativo”  – um curso especialmente formulado para que você conheça o papel do Legislativo e dos deputados.  O link conduzirá você para a página de Educação a Distância da Câmara. Lá, cadastre-se e tenha acesso ao curso “O papel do Legislativo”.

HTTP://www.educacaoadistancia.camara.gov.br

4. Outro recurso interessante é o Plenarinho, site infantil que traz diversas informações sobre a Câmara dos Deputados,  um jeito divertido de aprender sobre cidadania.

HTTP://www.plenarinho.gov.br

5. Livro “Como se fazem as Leis” – traz um aprofundamento muito interessante sobre o processo legislativo.

HTTP://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/1860

– Sobre temas específicos e também proposições e leis:

1. No portal da Câmara, há páginas das Comissões Temáticas (por exemplo, Comissão de Educação e Cultura; Comissão de Desenvolvimento Urbano; Comissão de Viação e Transportes etc). Nessas páginas, sempre há conteúdos interessantes e, em alguns casos, estudos e notas técnicas sobre os temas da respectiva comissão.

2. Você também pode pesquisar projetos de leis e proposições sobre algum tema de seu interesse. Acesse a página de pesquisa de projeto de leis e outras proposições .

HTTP://www.camara.gov.br/sileg/default.asp

– Para manter-se informado sobre o PJB:

1.  Acompanhe o Blog da Visitação do Congresso Nacional , que sempre traz notícias sobre o PJB, e também sobre eventos, exposições e fatos interessantes que acontecem na Câmara dos Deputados. Siga-nos também no twitter: @RPCamara.

HTTP://www.blogdavisitacao.com.br

Boa navegação e excelente pesquisa!!!

Contatos na Diretoria:

Marli e Ricardo.

 

Anúncios