Tomando como base a Situação de Aprendizagem 2 – Relações e Interações Sociais na Vida Cotidiana – deste bimestre, solicitei aos alunos que fizessem a dramatização de algumas formas de relação e interação que ocorrem no nosso cotidiano. Os alunos foram divididos em grupos cada qual com um tema.

A dramatização foi realizada para os próprios colegas de sala e também para as duas turmas do 9º ano.

Os alunos através da análise do Sociólogo Erving Goffman, perceberam que em diversas situações no nosso dia a dia representamos papéis sociais, ou seja, manipulamos nosso comportamento em determinadas situações.

A importância da presença dos alunos do 9º ano é justamente para entrarem em contato com a disciplina de Sociologia e perceberem através da linguagem do teatro como manipulamos socialmente nossas respostas, comportamentos.

Apresentação foi realizada no dia 30/05/2012 – Alunos do 1º ano do ensino médio.

Professor Rafael Freitas.

GRUPO 1
Se passa dentro de uma sala de aula, um dos alunos é o professor e os demais representam a classe. Quando a professora vira para o quadro os alunos jogam papel, gritam, mas, assim que a professora vira todos quietos.