Estivemos reunidos com os professores da Diretoria de Ensino de Adamantina para formação continuada dos professores em serviço. A iniciativa pioneira, assegura o estudo e reflexão da prática didático-pedagógica dos docentes com prioridade na Leitura e escrita. A obra utilizada para as discussões em grupos pequenos  faz parte da coleção Leitura do professor “Filosofia na Sala de aula” de Lídia Maria Rodrigo. Em que esta obra apresenta uma alternativa de trabalho direcionada aos professores de filosofia no ensino médio. Parte da realidade da escola secundária, suas eficiências educativas e culturais, e visa inserir o ensino de filosofia num projeto de democratização do saber, formulando mediações pedagógicas que tornem o saber filosófico acessível ao aluno de nível médio. Nessa perspectiva, propõe estratégias didáticas que facilitem a superação da distância existente entre as exigências do saber filosófico e as deficiências educacionais de parte dos estudantes. Participaram todos os professores de Filosofia de nossa Diretoria. As reflexões foram produtivas e apontam para um avanço significativo no trabalho dos professores em sala de aula. Nas avaliações dos professores que estiveram, os grupos pequenos favoreceram a troca de experiências e propostas de ações implementadoras do Currículo de Filosofia.

Parabéns aos professores que  abrilhantaram as reflexões com suas práticas de sala de aula.

Ricardo.

Anúncios