Boas ações com Filosofia

Projeto de Iniciação Cientifica apresentado no CICFAI-2014

A importância da filosofia na educação infantil:
“DESENVOLVENDO SERES PENSANTES”

Alunas:

Mariana Gomes De Oliveira Sales
Polyanna Luperini da Silva
3ª série A
IMG_20141023_110332 IMG_20141023_115116 IMG_20141023_115230EE Salvador Ramos de Moura
São João Pau D`Alho -SP

Palavras chaves: Educação Infantil, Filosofia, Escolas Publicas e Aprendizado.

A filosofia é uma ciência que é muito importante para a vida dos cidadãos em geral, ela abre a mente, desenvolvem seres pensantes, ajuda na compreensão do mundo, faz com que construímos um aprendizado e uma reflexão sobre saber ouvir e dizer o que pensamos e nos ensina a aceitar a diferença.
Buscamos desenvolver um programa de filosofia escolas publicas com crianças que estão começando a descobrir o mundo, através de atividades de diálogos e reflexão, construindo um aprendizado aprofundado. O programa contaria com um professor capacitado na área de filosofia, onde ele teria aulas inteiramente diferenciadas com rodas de conversas, atividades fora da sala, e depois da reflexão dos temas utilização de artesanato e colagem, em geral tudo para que as crianças mostrem e desenhem o que pensam e sentem sobre o tema abordado e utilização da mídia.
O nosso objetivo e criar com os alunos uma atividade saudável e divertida, onde a filosofia passe a desenvolver um aprendizado para a vida toda, ajudando eles a quererem e aprenderem a solucionar os temas do mundo e tentarem achar uma alternativa, como também com o programa melhorar as outras atividades praticadas por eles. Essas atividades são tão importantes que as melhores escolas do mundo já fazem esse programa e eles tiveram bastantes resultados, e é o que buscamos para o Brasil resultados melhores para a educação infantil.Desenvolvemos em nossa cidade uma atividade com os alunos do ensino fundamental, como um teste com a 6série, e tivemos resultados bastantes positivos, como também além de por em prática o que pensamos, formulamos um projeto sobre programa de filosofia em escolas publicas com crianças com o nome “DESENVOLVENDO SERES PENSANTES”, onde mandamos o projeto para a câmara e estamos esperando os resultados. Pois sabemos que se desenvolve a educação, como consequência se desenvolve o aprendizado e o país. Como Michel de Montaigne disse “Entre os estudos, comecemos por aqueles que nos façam livres”. “Uma cabeça bem-feita vale mais do que uma cabeça cheia”. A filosofia tem um grande papel nisso e é isso que estamos buscando, futuros seres pensantes.

Referências:
MONTAIGNE, Michel de. Da educação das crianças.
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/filosofia-para-criancas.htm
Amélia Hamze ProfªdaFEB/CETEC ISEB/FISO-Barretos ahamze@uol.com.br

Parabéns as alunas e a prof. Giovana que orientou e desenvolveu a ação junto com as meninas e toda equipe Gestora pelo apoio e incentivo.

…o essencial é invisível aos olhos…Saint Exupery.

Ricardo.

Anúncios